-
Ano
1998
-
Local
Lisboa
Intro
O centro de informação foi um edifício desenvolvido no âmbito da expo mundial de 1998, que teve lugar em Lisboa, na zona oriental da cidade, subordinado ao tema “Os Oceanos”.
O projecto foi localizado na zona sul da Expo’98. Sendo construído perto dos estaleiros, local de onde era possível observar a evolução das várias fases do evento. A fachada principal, corresponde ao alçado norte que está virada para a zona da expo. A fenestração, situada a vários níveis e servindo vários propósitos interage com a expo’98.
O alçado sul extende-se até à cobertura, fundindo-se esta com a fachada, numa superfície em curva que permite a colocação de um enorme logotipo da expo’98 visível do novo viaduto e do ar, beneficiando da proximidade do aeroporto. O alçado este está virado para o rio Tejo e tem a entrada principal do edifício criando uma interacção visual com a paisagem do rio. O alçado oeste faz o contacto com os estaleiros, tendo poucos vãos e a escada de emergência.
No que diz respeito aos materiais, no exterior foram utilizadas a chapa metálica ondulada, o vidro e o contraplacado marítimo. No interior predominou o betão à vista, a madeira, o vidro e a decoração de pavimentos e paredes com padrões e cores marinhas respondendo ao tema da expo’98 – Os Oceanos.