-
Ano
2008
-
Intro
Lisboa
O Premium Lounge que a TAP – Transporte Aéreo Português inaugurou recentemente no Aeroporto de Lisboa, insere-se num programa de desenvolvimento da sua imagem quer ao nível corporativo quer de produtos e serviços.
Sob o ponto de vista cromático tratou-se de implementar as novas tonalidades de verdes e encarnados que constituem o novo logótipo da TAP (a nova imagem corporativa da TAP), corporizadas numa linha de mobiliário previamente escolhida.
O conceito estético resulta da implementação de formas específicas de expressão circular, semanticamente relacionadas com o espaço, quer nos pavimentos, quer nos tectos, onde formas circulares e ovais são recortadas e depois objecto de um rebatimento quer no sentido inferior quer superior.Estes rebatimentos respondem por funções lumínicas e de tratamento da atmosfera, contribuindo ainda para caracterização espacial do espaço mit. De ambos os pisos.
O acesso ao primeiro piso é feito através de um corredor tratado lumínicamente e com as suas quatro faces revestidas com superfícies de vidro, objecto de um particular projecto lumínico, com as suas quatro faces revestidas de vidro, cujo comprimento reinterpreta uma manga de acesso aos aviões.Neste piso, encontram-se as funcionalidades de apoios sanitários, a recepção, copa, área de restauração e uma zona de estar particularizada com uma área VIP.
Por razões relacionadas com a pré-existência deste espaço ele encontra-se dividido altimétricamente em dois planos, cujos tectos se interligam através de um plano oblíquo totalmente preenchido por meios audiovisuais. O segundo piso ao qual se acede por uma ampla escada, dispõe de duas áreas de estar e de uma área de consulta informática.O factor lumínico foi objecto de especial atenção nomeadamente no projecto do corredor de acesso e na globalidade das áreas de estar, com o objectivo de conseguir um teor de espacialidade adequado ao acto de voar.