Projectos

Contactos

Largo da Princesa 26, 3º esq/dto

1400-303, Lisboa, Portugal

geral@miguelarruda.com +351 213 021 858 +351 213 021 863
Pavilhão Arade
  • WAF- World Architecture Festival
  • Ano

    2007

  • Localização

    Parchal, Algarve – Portugal

  • Fotografia

    Luis Pavão e Nuno Campos

Intro

O Pavilhão do Arade, com algumas diferenças métricas, procurou manter a memória da anterior construção (fábrica de conservas Marques Neves), assim como a velha chaminé de tijolo que se constitui como o seu verdadeiro ícone. Manteve-se também o casal de cegonhas que após um primeiro afastamento no início dos trabalhos, em breve regressaram, reconstruindo inclusive o seu ninho.

A complexidade e contradição prefaciando Roberto Venturi, do elemento sólido, liquido e gasoso estiveram na génese de todo este processo conceptual.
A dicotomia entre o opaco e o não opaco, assumindo este, três categorias: transparência, translucidade e evanescência, devidamente instrumentalisadas pela luz quer natural quer artificial constituíram-se como os instrumentos fundamentais para a concepção deste conceito.

Assim, a teoria de transparências que internamente e externamente povoam durante o dia, este edifício, pretende constituir-se como uma homenagem à luz do Algarve. À noite, o edifício transmuta-se assumindo uma nova realidade formal e pictórica afirmando-se cromaticamente na envolvente urbana próxima e distante explorando a relação dicotómica entre o dia e a noite naquilo que intencionalmente ela pode significar para a vida dos edifícios, nomeadamente, quando como é o caso, se trata de um equipamento cultural.

O Rio Arade elemento desejavelmente estruturante de toda uma política cultural e económica desta região tinha que poder ser devidamente contemplado na envolvente desta construção. Assim, foi feito um esforço altimétrico para que pudesse ser observado a partir de alguns dos seus pisos e a presença da água, elemento líquido, que o circunda constitui-se também como uma evocação do próprio Rio.

Próximo
This site is registered on wpml.org as a development site.