Projectos

Contactos

Largo da Princesa 26, 3º esq/dto

1400-303, Lisboa, Portugal

geral@miguelarruda.com +351 213 021 858 +351 213 021 863
Pavilhão de Portugal
  • Ano

    2000

  • Local

    Madrid

Intro

O Pavilhão de Portugal em Madrid, correspondeu a uma iniciativa do ICEP, que pretendeu mostrar e dignificar a imagem de Portugal na comunidade Espanhola. Tinha como objectivo ser um local de informação directa aos madrilenos, conter pequenas exposições sobre a actualidade tecnológica do país, a projecção de um vídeo, um bar de provas e um centro de imprensa. Teve uma duração limitada – Outubro 2000 – foi concebido como um edifício efémero sendo necessário algum pragmatismo de construção, com sistemas e materiais adequados ao pouco tempo de vida e à necessidade de rápida montagem e desmontagem.

Localizado na Plaza de España no centro de Madrid – um vasto quadrilátero com um eixo marcado, mas com pouca vida – o edifício teve dois princípios marcantes, por um lado manter um único nível de pavimento e por outro ser organizado em função do eixo de simetria da praça.

O pavilhão era formado por dois corpos com formas geometricamente distintas, separados/unidos por uma ponte: o primeiro corpo era um anel em duplo cilindro de base elíptica, acompanhando a forma das taças da fonte existente; o segundo corpo tinha uma forma paralelepipédica e era constituída por sub-corpos de dois tamanhos e separados por um corredor central. Os sub-corpos eram quatro: dois mais pequenos onde estava situada a sala de imprensa e o bar; e dois maiores que albergavam as exposições, projecção de vídeo, sala de reuniões e recepção.

Ambos os corpos eram revestidos a placas onduladas em plástico translúcido reforçado a fibra de vidro. A luz artificial no corpo elíptico era feita por tubos fluorescentes distribuídos regularmente produzindo o efeito de curtos traços verticais de luz branca por detrás do plástico translúcido. No corpo paralelepipédico, a iluminação era feita por tubos de néon verdes e vermelhos criando um jogo cinético de linhas horizontais. Este projecto resultou em ambientes diversificados dentro de um simplicidade geométrica através de jogos de opacidades/transparências e isolamentos/ aberturas francas.

Próximo