Projectos

Contactos

Largo da Princesa 26, 3º esq/dto

1400-303, Lisboa, Portugal

geral@miguelarruda.com +351 213 021 858 +351 213 021 863
  • Ano

    2008

  • Local

    Figueira da Foz

Intro

O projecto de Recuperação e Adaptação do edifício “Paço de Maiorca” em Maiorca, Figueira da Foz, a Hotel de Charme, engloba alterações envolvendo a recuperação do edifício existente, e a construção de duas novas alas de quartos em espaço de jardim, compreende ainda a recuperação de uma construção em ruína (antigo lagar de azeite) para instalação de um pequeno Spa.

A intervenção pretende cessar as atribulações que assolaram ao longo dos tempos o Paço de Maiorca, e a vila que lhe dá nome, recuperando a dignidade e o destaque perdidos, mas que outrora como hoje, justamente, lhe cabem. Em edifício e conjunto de características e enquadramento ímpares, flanqueado por magníficos jardins com um traçado de composições geométricas e labirínticas, de inspiração francesa setecentista e paisagem de extensa área agrícola e cuidado recorte que guarda também, tal como a vila, as suas memórias pois nelas se edifica muito da sua história.

Maiorca, como uma das mais antigas povoações do concelho é, para este local, de relevância histórica, agora potenciada, pela excelência da sua localização, resultante de novas e qualificadas acessibilidades recentemente concretizadas.

É neste contexto que, pelas características do edifício, pela qualidade da paisagem envolvente e pelos abundantes recursos naturais, se pensou dotar o espaço de um equipamento com estas características, potenciando algo que estava extinto. A recuperação do carácter cultural do paço, não só pela utilização e exposição que a abertura a hóspedes proporciona, mas também pela hipótese de organização de eventos culturais em cenários impares no concelho, vai contribuir de forma decisiva para a sua conservação e manutenção, tarefa difícil sem o recurso a este tipo de suporte financeiro, como é aliás visível pelo actual estado do imóvel.

Próximo
This site is registered on wpml.org as a development site.