-
Ano
2021
-
Local
Lisboa
-
Fabricante
ILAP Lighting
Intro
O conceito formal deste Azulejo, utilizado como revestimento da estrutura metálica do candeeiro, deriva da interpretação tridimensional de um desenho pictórico de um Azulejo de do início do século XX, que se encontra na fachada de um antigo edifício lisboeta na Rua da Junqueira.
A bidimensionalidade deste Azulejo original do Século XX consiste num desenho de dois círculos, sobre um fundo azul, que se torna agora o foco de uma interpretação tridimensional conferindo um aspecto escultórico ao novo Azulejo que em conjunto com a fonte de luz, traz novos valores de forma para a luminária.
Esta interpretação formal tridimensional é construída em materiais de Azulejo e Cortiça, de forma a tirar também partido da combinação entre a fonte de luz e as propriedades acústicas das superfícies de cortiça.
Esta luminária é apresentada num corpo de alumínio extrudido na variante vertical e horizontal, revestido em ambos os lados com uma variação de módulos de azulejo ou cortiça.
Na sua posição vertical, o perfil de alumínio é fixado a uma base circular de aço inoxidável de 31 cm de diâmetro, com corrediças inferiores para permitir a sua movimentação.
A fonte de luz é composta por uma Tecnologia Modular Led Stripe, com um difusor em policarbonato opalino, fixado ao corpo principal por ímans.