Projectos

Contactos

Largo da Princesa 26, 3º esq/dto

1400-303, Lisboa, Portugal

geral@miguelarruda.com +351 213 021 858 +351 213 021 863
  • Ano

    2022

  • Local

    Cascais

Intro

O edifio do Cruzeiro, caracteriza-se actualmente por um avançado estado de degradação, agravado por uma subocupação comercial que lhe confere há muito uma imagem menos qualificada.

Esta infra-estrutura, desgastada pelo tempo e desfasada em ordem aos actuais conceitos comerciais, assume-se como um volume passível de uma acção de descompressão e de profunda reformulação, nomeadamente no no que ao seu uso diz respeito.

O programa do novo edifício, tem como elemento aglutinador o espaço de “Praça”, que permite através do efeito de descompressão, a transição das diversas realidades da proposta.

Constitui-se como uma base de intervenção, funcionando como um “tabuleiro” onde é implantada a nova infra-estrutura, harmonizando essa implantação com o tecido urbano envolvente e requalificando um espaço anteriormente vedado, criando uma área de fruição pública e permitindo uma reconversão urbanística genuína associada a uma forte componente social e cultural, procurando contribuir assim, sob o ponto de vista urbanístico, para uma intencional relação entre espaço público e privado.

Próximo
This site is registered on wpml.org as a development site.